quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Conteúdo de alguns sites de matemática

Site “Só Matemática”:

http://www.somatematica.com.br/jogos.php

Portal matemático que oferece material de apoio para os professores; exercícios, desafios matemáticos, provas on-line e provas de vestibular para os alunos; fóruns de discussão, artigos matemáticos, dicionário matemático, indicações de livros, dicas, curiosidades, jogos matemáticos e diversos outros conteúdos sobre matemática.

Na parte de jogos matemáticos o site oferece os seguintes jogos:

  • Decifre o enigma: neste jogo o aluno deve analisar uma figura e duas frases para descobrir o enigma matemático;
  • Qual é o matemático?: neste jogo o aluno deve através das dicas descobrir de qual é o matemático e selecionar o respectivo nome na lista de nomes dos matemáticos;
  • O que é o que é?: A partir das dicas o aluno deve descobrir a palavra matemática do enigma;
  • Sokoban (o jogo trás as instruções, porém não foi possível operar o jogo);
  • Torre de Hanoi: o objetivo do jogo é mover todos os discos que estão na estaca da esquerda para a estaca da direita, porém movendo um disco por vez e sem colocar um disco maior sobre um menor;
  • Forca: um jogo de forca tradicional, mas utilizando somente palavras matemáticas;
  • Palavras cruzada: disponível em dois níveis de dificuldade (ensino fundamental e ensino médio). Neste jogo o aluno deve utilizar as dicas para preencher as lacunas com palavras matemáticas;
  • Recipientes: um desafio onde o jogador, utilizando dois recipientes com capacidades diferentes, deverá encher um dos recipientes com a quantidade de água pedida;
  • Quiz Matemático: jogo voltado para o Ensino Fundamental, com perguntas matemáticas.

Site do grupo Mathema:

http://www.mathema.com.br/

O grupo é coordenado por Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz e tem o intuito de pesquisar e experienciar novos métodos de ensino e aprendizagem na área da matemática. Além disso, tem a preocupação de atuar na formação docente, e acompanhar e assessorar escolas, órgãos públicos e organizações não governamentais voltadas para a educação. O grupo promove publicações, materiais e recursos pedagógicos que podem contribuir no processo educativo nas redes pública e privada.

No site os conteúdos e jogos para sala de aula são divididos da seguinte forma:

  • Educação Infantil;
  • Ensino Fundamental (1ª a 5ª);
  • Ensino Fundamental (6ª a 9ª);
  • Ensino Médio.

Nas indicações para a Educação Infantil são oferecidas orientações para os professores quanto a importância de se ter objetivos nos jogos, os registros dos jogos, a freqüência que ele deve ser aplicado em sala de aula, etc.

Algumas das sugestões de jogos que o site oferece para essa idade são:

Jogo da velha dos bichos: deve ser utilizado para crianças a partir dos 5 anos de idade, sendo as crianças dividas em duplas para a realização do jogo. O jogo tem como objetivos desenvolver as noções de adição, contagem, comparação de quantidades e localização espacial, além de possibilitar o desenvolvimento de estratégias para a resolução de problemas. Os materiais utilizados no jogo são fichas (botões, grãos, etc.) e um tabuleiro para cada dupla (disponibilizado no site para que o professor possa imprimir).

Batalha: o jogo é recomendado para crianças a partir dos 5 anos de idade, sendo que elas deverão ser divididas em duplas. O jogo tem como objetivo trabalhar com as crianças a comparação de quantidades, a leitura de números, a noção de par e a contagem.

Dez Coloridos: indicado para crianças a partir de 5 anos de idade, sendo elas divididas em grupos de 5 crianças. O jogo trabalha contagem, comparação de quantidades, resolução de problemas, fixação de cores e a socialização. Os materiais utilizados para a realização do jogo são canudinhos de plástico de diversas cores e giz de cera das mesmas cores dos canudos.

No Ensino Fundamental (1ª a 5ª) o site aborda alguns pontos importantes com relação aos jogos, como a importância de se ter um objetivo, a questão das alterações e das estratégias, dos registros dos jogos, da freqüência que devem ser realizados em sala, etc.

O site trás também algumas sugestões de jogos que o professor pode utilizar em sala de aula, dentre eles estão:

Papa todas: trabalha o conteúdo de frações, utilizando um baralho de frações. O jogo deve ser trabalhado com grupos de 4 a 5 alunos, em turmas a partir da 3ª série do Ensino Fundamental. O site ainda oferece um arquivo com as cartelas e a tabela utilizadas no jogo para que o professor possa imprimir e utilizar ao aplicar o jogo em sala de aula.

Avançando com o resto: auxilia os alunos a desenvolverem cálculos mentais como a divisão e a multiplicação, além de proporcionar a compreensão do papel do 0 e do 1, e do resto na divisão. São utilizados um tabuleiro, um dado e duas fichas ou peões de cores diferentes. O jogo deve acontecer entre duas equipes, formadas por dois alunos cada.

Borboleta: jogo indicado para crianças a partir dos 6 anos de idade que deverão formar grupos de no máximo 4 alunos. O objetivo do jogo é ajudar as crianças na habilidade do cálculo mental, resolvendo problemas de adição e fazendo comparações de quantidades.

Cinco em linha: jogo indicado para alunos da 1ª e 2ª séries que deverão ser divididos em duplas. O jogo tem o objetivo de estimular o cálculo mental, utilizando operações de adição e subtração e a resolução de problemas. Deve ser jogado com tabuleiros e fichas que serão distribuídas individualmente (12 fichas para cada aluno).

Nas indicações para o Ensino Fundamental (6ª a 9ª) também são abordados pontos como a importância de se ter um objetivo, a questão das alterações e das estratégias, dos registros dos jogos, da freqüência que devem ser realizados em sala, etc.

As sugestões do site para essa etapa do Ensino Fundamental são:

Quais são os números?: o jogo trabalha as operações com os números inteiros e as relações entre soma e o produto das raízes e os coeficientes de uma equação de segundo grau. Outro objetivo é trabalhar o cálculo mental e promover a análise do erro. O jogo deve ser aplicado para alunos a partir do 9ª divididos em grupos de 4 alunos.

Corrida de obstáculos: indicado para alunos a parti da 6ª série, que devem ser divididos em grupos de 4 jogadores. O jogo trabalha o cálculo mental, as expressões algébricas e o valor numérico.

Matix: tem o objetivo de introduzir a soma algébrica de números inteiros e desenvolver o cálculo mental. Deve ser aplicado em duplas, para turmas a partir da 6ª série. O material utilizado para cada dupla é um tabuleiro quadrado com 64 casas e 64 peças, ambos os materiais são oferecidos pelo site para que o professor possa imprimir e utilizar em sala de aula.

Pescaria de Equações do 1º Grau: o jogo é indicado para alunos da 6ª serie, sendo estes divididos em grupos de 3 a 4 alunos. No jogo são trabalhados o conteúdo de Equações de 1º Grau, e as habilidades de cálculos mentais, aplicação dos conceitos de álgebra e aritmética, e o relacionamento das linguagens em prosa e algébrica. Os materiais utilizados para a realização do jogo são: baralho de equações na cor amarela e baralho de raízes na cor azul, ambos oferecidos pelo site para que o professor possa imprimir.

Site da Revista Nova Escola:

http://revistaescola.abril.com.br/

O site trás como sugestões planos de aula que abordam jogos matemáticos e ainda oferece um jogo on-line que aborda o conteúdo de operações como divisão, multiplicação, subtração e adição.

No Jogo da Antecipação a criança deve resolver mentalmente o cálculo e escolher a alternativa onde se encontra o intervalo onde está o resultado da operação, para isso a criança deve utilizar estratégias de antecipação, como arredondamento e decomposição.

Jogo Daqui pra lá,de lá pra cá: jogo on-line onde os alunos devem ajudar o personagem a cumprir o trajeto proposto, utilizando conhecimentos geométricos de orientação espacial.

Jogo Feche a caixa: o jogo on-line que tem por objetivo fechar o maior número de caixas perdendo o mínimo de pontos, estimulando o cálculo mental.

Jogo Labirinto da Tabuada: jogo on-line que testa os conhecimentos do aluno sobre a tabuada da multiplicação.

Jogo do Castelo: nesse jogo on-line a criança deve descobrir os números que faltam no quadro numérico, utilizando a numeração decimal.

Planos de Aula:

Batalhas numéricas: indicado para crianças de 4 e 5 anos, divididas de grupos de 2 a 4 alunos. Os conteúdos trabalhados são ordenação de números e regularidades do sistema numérico. Os materiais utilizados na atividade são cartas numeradas em seqüências, com intervalos variados (de 1 a 30, de 100 a 150 ou até com centenas e milhares). Batalha de Composição: cinco jogos de cartas numeradas de 0 a 9 (50 cartas).

Lances e chances: Busca trabalhar os conceitos matemáticos na resolução de problemas do jogo de xadrez. A atividade busca trabalhar a história do xadrez, as principais regras do jogo e mostrar que existem variações do jogo, podendo ele ser jogado de diversas formas.

Introdução à álgebra: Os conteúdos trabalhados nessa atividade são os números naturais e racionais, operações e linguagem algébrica. O objetivo é trabalhar álgebra de uma maneira mais fácil e divertida proporcionando uma aprendizagem mais significativa. Jogando em dupla, os alunos deverão descobrir quais as regras utilizadas na formação de algumas sequencias numéricas.

Site do UOL Educação:

http://educacao.uol.com.br/quiz/categorias.jhtm

O site oferece diversos Quizzes divididos em categorias como Números, Pitágoras, Estatística, Unidades de Tempo, Números primos, etc. Nesses jogos, são encontradas diversas perguntas sobre o tema escolhido, podendo ser utilizados antes de se trabalhar o conteúdo, como forma de despertar o interesse do aluno sobre o assunto, e ao final do conteúdo, como forma de verificar o conhecimento obtido sobre o conteúdo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário