Site “Só Matemática”:
http://www.somatematica.com.br/jogos.php
Portal matemático que oferece material de apoio para os professores; exercícios, desafios matemáticos, provas on-line e provas de vestibular para os alunos; fóruns de discussão, artigos matemáticos, dicionário matemático, indicações de livros, dicas, curiosidades, jogos matemáticos e diversos outros conteúdos sobre matemática.
Na parte de jogos matemáticos o site oferece os seguintes jogos:
- Decifre o enigma: neste jogo o aluno deve analisar uma figura e duas frases para descobrir o enigma matemático;
- Qual é o matemático?: neste jogo o aluno deve através das dicas descobrir de qual é o matemático e selecionar o respectivo nome na lista de nomes dos matemáticos;
- O que é o que é?: A partir das dicas o aluno deve descobrir a palavra matemática do enigma;
- Sokoban (o jogo trás as instruções, porém não foi possível operar o jogo);
- Torre de Hanoi: o objetivo do jogo é mover todos os discos que estão na estaca da esquerda para a estaca da direita, porém movendo um disco por vez e sem colocar um disco maior sobre um menor;
- Forca: um jogo de forca tradicional, mas utilizando somente palavras matemáticas;
- Palavras cruzada: disponível em dois níveis de dificuldade (ensino fundamental e ensino médio). Neste jogo o aluno deve utilizar as dicas para preencher as lacunas com palavras matemáticas;
- Recipientes: um desafio onde o jogador, utilizando dois recipientes com capacidades diferentes, deverá encher um dos recipientes com a quantidade de água pedida;
- Quiz Matemático: jogo voltado para o Ensino Fundamental, com perguntas matemáticas.
Site do grupo Mathema:
O grupo é coordenado por Kátia Stocco Smole e Maria Ignez Diniz e tem o intuito de pesquisar e experienciar novos métodos de ensino e aprendizagem na área da matemática. Além disso, tem a preocupação de atuar na formação docente, e acompanhar e assessorar escolas, órgãos públicos e organizações não governamentais voltadas para a educação. O grupo promove publicações, materiais e recursos pedagógicos que podem contribuir no processo educativo nas redes pública e privada.
No site os conteúdos e jogos para sala de aula são divididos da seguinte forma:
- Educação Infantil;
- Ensino Fundamental (1ª a 5ª);
- Ensino Fundamental (6ª a 9ª);
- Ensino Médio.
Nas indicações para a Educação Infantil são oferecidas orientações para os professores quanto a importância de se ter objetivos nos jogos, os registros dos jogos, a freqüência que ele deve ser aplicado em sala de aula, etc.
Algumas das sugestões de jogos que o site oferece para essa idade são:
Jogo da velha dos bichos: deve ser utilizado para crianças a partir dos 5 anos de idade, sendo as crianças dividas em duplas para a realização do jogo. O jogo tem como objetivos desenvolver as noções de adição, contagem, comparação de quantidades e localização espacial, além de possibilitar o desenvolvimento de estratégias para a resolução de problemas. Os materiais utilizados no jogo são fichas (botões, grãos, etc.) e um tabuleiro para cada dupla (disponibilizado no site para que o professor possa imprimir).
Batalha: o jogo é recomendado para crianças a partir dos 5 anos de idade, sendo que elas deverão ser divididas
Dez Coloridos: indicado para crianças a partir de 5 anos de idade, sendo elas divididas em grupos de 5 crianças. O jogo trabalha contagem, comparação de quantidades, resolução de problemas, fixação de cores e a socialização. Os materiais utilizados para a realização do jogo são canudinhos de plástico de diversas cores e giz de cera das mesmas cores dos canudos.
No Ensino Fundamental (1ª a 5ª) o site aborda alguns pontos importantes com relação aos jogos, como a importância de se ter um objetivo, a questão das alterações e das estratégias, dos registros dos jogos, da freqüência que devem ser realizados em sala, etc.
O site trás também algumas sugestões de jogos que o professor pode utilizar em sala de aula, dentre eles estão:
Papa todas: trabalha o conteúdo de frações, utilizando um baralho de frações. O jogo deve ser trabalhado com grupos de
Avançando com o resto: auxilia os alunos a desenvolverem cálculos mentais como a divisão e a multiplicação, além de proporcionar a compreensão do papel do 0 e do 1, e do resto na divisão. São utilizados um tabuleiro, um dado e duas fichas ou peões de cores diferentes. O jogo deve acontecer entre duas equipes, formadas por dois alunos cada.
Borboleta: jogo indicado para crianças a partir dos 6 anos de idade que deverão formar grupos de no máximo 4 alunos. O objetivo do jogo é ajudar as crianças na habilidade do cálculo mental, resolvendo problemas de adição e fazendo comparações de quantidades.
Cinco em linha: jogo indicado para alunos da 1ª e 2ª séries que deverão ser divididos
Nas indicações para o Ensino Fundamental (6ª a 9ª) também são abordados pontos como a importância de se ter um objetivo, a questão das alterações e das estratégias, dos registros dos jogos, da freqüência que devem ser realizados em sala, etc.
As sugestões do site para essa etapa do Ensino Fundamental são:
Quais são os números?: o jogo trabalha as operações com os números inteiros e as relações entre soma e o produto das raízes e os coeficientes de uma equação de segundo grau. Outro objetivo é trabalhar o cálculo mental e promover a análise do erro. O jogo deve ser aplicado para alunos a partir do 9ª divididos em grupos de 4 alunos.
Corrida de obstáculos: indicado para alunos a parti da 6ª série, que devem ser divididos em grupos de 4 jogadores. O jogo trabalha o cálculo mental, as expressões algébricas e o valor numérico.
Matix: tem o objetivo de introduzir a soma algébrica de números inteiros e desenvolver o cálculo mental. Deve ser aplicado em duplas, para turmas a partir da 6ª série. O material utilizado para cada dupla é um tabuleiro quadrado com 64 casas e 64 peças, ambos os materiais são oferecidos pelo site para que o professor possa imprimir e utilizar em sala de aula.
Pescaria de Equações do 1º Grau: o jogo é indicado para alunos da 6ª serie, sendo estes divididos em grupos de
Site da Revista Nova Escola:
http://revistaescola.abril.com.br/
O site trás como sugestões planos de aula que abordam jogos matemáticos e ainda oferece um jogo on-line que aborda o conteúdo de operações como divisão, multiplicação, subtração e adição.
No Jogo da Antecipação a criança deve resolver mentalmente o cálculo e escolher a alternativa onde se encontra o intervalo onde está o resultado da operação, para isso a criança deve utilizar estratégias de antecipação, como arredondamento e decomposição.
Jogo Daqui pra lá,de lá pra cá: jogo on-line onde os alunos devem ajudar o personagem a cumprir o trajeto proposto, utilizando conhecimentos geométricos de orientação espacial.
Jogo Feche a caixa: o jogo on-line que tem por objetivo fechar o maior número de caixas perdendo o mínimo de pontos, estimulando o cálculo mental.
Jogo Labirinto da Tabuada: jogo on-line que testa os conhecimentos do aluno sobre a tabuada da multiplicação.
Jogo do Castelo: nesse jogo on-line a criança deve descobrir os números que faltam no quadro numérico, utilizando a numeração decimal.
Planos de Aula:
Batalhas numéricas: indicado para crianças de 4 e 5 anos, divididas de grupos de
Lances e chances: Busca trabalhar os conceitos matemáticos na resolução de problemas do jogo de xadrez. A atividade busca trabalhar a história do xadrez, as principais regras do jogo e mostrar que existem variações do jogo, podendo ele ser jogado de diversas formas.
Introdução à álgebra: Os conteúdos trabalhados nessa atividade são os números naturais e racionais, operações e linguagem algébrica. O objetivo é trabalhar álgebra de uma maneira mais fácil e divertida proporcionando uma aprendizagem mais significativa. Jogando em dupla, os alunos deverão descobrir quais as regras utilizadas na formação de algumas sequencias numéricas.
Site do UOL Educação:
http://educacao.uol.com.br/quiz/categorias.jhtm
O site oferece diversos Quizzes divididos em categorias como Números, Pitágoras, Estatística, Unidades de Tempo, Números primos, etc. Nesses jogos, são encontradas diversas perguntas sobre o tema escolhido, podendo ser utilizados antes de se trabalhar o conteúdo, como forma de despertar o interesse do aluno sobre o assunto, e ao final do conteúdo, como forma de verificar o conhecimento obtido sobre o conteúdo.
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